Om - Advaitic Songs
Drag City
.2012
.2012
01 - Addis
02 - State of Non-Return
03 - Gethsemane
04 - Sinai
05 - Haqq Al-Yaqin
Se o álbum “God Is Good” começou
a mostrar uma coesão musical muito mais forte e uma direcção estética com
estruturas mais objectivas, em detrimento de uma excentricidade experimental –
muito devido à entrada de Emil Amos,
vindo dos Grails para a bateria dos Om –, esse processo só ficou plenificado
agora no segundo álbum que Amos faz
com a banda.
Aqui Al Cisneros parece surgir muito mais entrosado com a
espiritualidade rítmica do antigo baterista dos Grails em vez de ter as suas composições coladas à nostalgia do
trabalho com o seu antigo parceiro dos Sleep,
Chris Hakius. Se este era também um
excelente baterista, a verdade é que Amos
parece mais contextualizado, pela sua própria herança musical, dentro dos
mantras de repetição dos Om. Pois se
Hakius sempre foi um portento de
solidez rítmica, essa derivava para a ortodoxia do doom, enquanto Amos
consegue manter as progressões de repetição com uma maior dinâmica e com
crescendos de elementos percussivos.
Não deixa de ser lamentável que
muitos ouvintes de música acabem por deixar passar a oportunidade de ouvir este
álbum dos Om, como sucede com tantos
outros na mesma latitude, pelo preconceito em relação a termos como doom, sludge, stoner ou metal. Quando na verdade, o local onde
mais tem sido venerado o culto psicadélico e experimental dos anos dourados do rock, os anos 70, é precisamente a
partir dos géneros supra citados. E aqui muito do mérito é do pilar central da
banda, o baixo de Cisneros – que é
como um mandala sonoro a congregar a hermenêutica musical da banda.
Outro factor de solidez a
conquistar excentricidade é o maior envolvimento de Aubrey Lowe no desenvolvimento sonoro do álbum – os apontamentos
com instrumentos como o violoncelo, a tambura e o preenchimento harmónico da
sintetização é muito mais direcionado e muito mais presente nas estruturas
musicais. A banda poderá ter demorado 4 álbuns a consolidar-se musicalmente, mas essa espera valeu cada um dos trabalhos anteriores, agora congregados em "Advaitic Songs". No final este é um disco tão acessível quanto impenetrável.